• 03/12/24
Frieira no pé: causas, sintomas, tipos e como tratar a micose
A frieira no pé pode causar vermelhidão, coceira e descamação. Apesar de ser uma micose, pode evoluir e causar risco de infecções bacterianas. Saiba tratar!
Leia mais >
Para aliviar o incômodo das crianças e a preocupação dos pais, as pomadas para assadura de bebê ajudam a prevenir a inflamação e estimular a regeneração do tecido cutâneo¹.
No geral, esses produtos são cremes de textura suave, enriquecidos com substâncias que acalmam a pele e formam uma barreira protetora contra agentes irritantes¹.
Hoje, há uma variação considerável de pomadas no mercado, o que pode gerar dúvidas na hora da compra.
Quer saber como tratar e qual a melhor pomada para tratar assadura de bebê? Aproveite a leitura!
Conteúdos relacionados
A assadura é uma irritação que atinge a maioria das crianças com menos de dois anos de idade. A pele sensível e o contato frequente com umidade e micróbios são os principais fatores que ameaçam o conforto dos pequenos².
A condição tem diversas causas, no entanto, em geral pode ocorrer quando³:
A melhor maneira de prevenir a dermatite é com a boa higiene. Quanto mais atenção com a troca de fraldas, menor o risco de irritações na pele da criança. O ideal é cuidar para que ela esteja sempre limpa e sequinha².
Para complementar esse esforço, pois não é fácil monitorar os pequenos o tempo todo, as pomadas para assadura de bebês formam uma barreira de proteção sobre a pele do bumbum. Logo, evitam o contato com umidade, sujeira e agentes irritantes².
O uso de pomada para prevenir assadura pode ser feito na troca de fraldas pós banho. Os cremes especiais para essa condição dermatológica fortalecem a barreira cutânea da região4.
Porém, lembre-se de que mesmo com todos os cuidados, ainda é possível ocorrer a dermatite. Ao notar sinais de inflamação, como manchas vermelhas e inchaço, procure reforçar a limpeza íntima da criança, deixar a pele respirar bastante e usar um creme com propriedades regenerativas³.
E não se preocupe, a assadura é normal. Em muitos casos, mesmo com toda atenção e higiene, a pele infantil é muito sensível e reage intensamente a qualquer fator minimamente irritante³.
Agora que já está familiarizado com as causas e tratamentos indicados em casos de assadura, entenda como escolher o melhor produto para essa ferida cutânea.
De modo geral, é importante considerar os seguintes critérios¹:
Confira cada um com detalhes a seguir.
O princípio ativo da pomada para assadura é o ingrediente responsável pelo seu efeito primário, que é a prevenção da irritação ou o suporte à regeneração da pele inflamada. Entre os componentes mais usados, podemos destacar os petrolatos, a calêndula, a aloe vera e o óxido de zinco¹.
Há também os ativos adstringentes e anti-inflamatórios. Os primeiros servem para remover impurezas, controlar a umidade e oleosidade, fechar os poros e fortalecer a epiderme. Os outros ajudam a reduzir o inchaço, a coceira e a irritação da pele¹.
Na maioria dos casos, é recomendado fugir de produtos infantis com fragrâncias e corantes, principalmente os artificiais. Esse tipo de substância aumenta o risco de reações alérgicas no contato com a pele dos pequenos¹ ².
E não são apenas as pomadas para assaduras de bebês que merecem esse cuidado. O mesmo requisito vale para fraldas, lenços umedecidos, sabonetes, cremes hidratantes e outros itens comuns do dia a dia do seu filho¹ ².
A consistência da pomada deve se adequar ao propósito do tratamento. Por exemplo, cremes que previnem assaduras podem apresentar uma textura leve e fácil de espalhar, pois uma camada fina do produto já basta para proteger a pele¹ ².
Por outro lado, pomadas que servem para tratar a dermatite e estimular a regeneração do tecido inflamado devem ser mais densas. Dessa forma compõem uma barreira mais forte, capaz de proteger a pele que já está sensibilizada pela irritação¹ ².
Para os pais de primeira viagem, a melhor maneira de descobrir produtos com eficácia comprovada é por meio de pesquisas e de opiniões de conhecidos².
Não hesite em pedir recomendações para amigos e familiares. Certamente eles já experimentaram várias pomadas diferentes e podem apontar o que funcionou e o que não teve o efeito esperado no caso deles².
Enquanto os aditivos químicos não são bem-vindos, os ingredientes naturais são ótimos para a pele do bebê. A calêndula, a aloe vera (babosa) e a camomila são exemplos de plantas medicinais que podem acalmar a irritação e aliviar o desconforto da criança².
É evidente que reações alérgicas podem acontecer com qualquer substância, mas o risco de isso ocorrer com ativos da natureza é menor do que os artificiais¹.
Os cuidados variam de uma criança para outra. Por esse motivo, considere essas dicas, mas monitore os resultados após a aplicação.
Suspenda o uso e remova a pomada da pele do bebê se notar sinais de que a irritação piorou e busque ajuda médica4!
Para acelerar o processo de recuperação da barreira cutânea do bebê, intensifique os cuidados com a higiene e aplique pomadas recomendadas à pele infantil. No entanto, lembre-se de que a pele é um órgão que precisa de tempo para se recuperar, caso a condição persista por mais de uma semana, busque auxílio médico³.
A fricção na lesão pode piorar o aspecto da ferida. Quando notar que a assadura está mais vermelha e áspera, aumente o tempo de “respiro” da pele. Isso pode ser feito por meio de momentos sem fralda, opção por tecidos mais leves e fraldas hipoalergênicas³.
No entanto, caso veja que a ferida piora seu aspecto, busque orientação médica e tratamento diagnosticado³.
Nebacetin Baby Regeneração é a melhor pomada para tratar a assadura do bebê 4!
Em geral, as pomadas para assaduras de bebês são acessíveis, práticas e eficazes. O que muda é a reação que a pele da criança tem com o tratamento. Nebacetin Baby Regeneração é um creme pensado na recuperação da pele ferida, ele4: