Não sabe o que fazer quando as partes íntimas coçam muito? Fique tranquilo, esta condição acomete muitas pessoas¹.O prurido genital, geralmente associado à vulva, também acontece no pênis².

As razões variam e precisam de investigação para tratamento adequado. A coceira pode indicar infecções fúngicas, distúrbios dermatológicos ou reações alérgicas¹.

Continue a leitura para entender o que fazer quando as partes íntimas coçam muito.

Resumo

  • As partes íntimas são regiões úmidas e abafadas e, por esse motivo, a pele dessas regiões é mais sensível.
  • O prurido nas regiões genitais indica que há alguma questão dermatológica ou sistêmica no corpo.
  • Infecções, alergias e má higiene contribuem para a coceira nas áreas íntimas.
  • Dentre os tratamentos, as pomadas específicas e os anti-histamínicos são os mais recomendados pelos médicos.

Conteúdos relacionados

Quais são as causas da coceira íntima?

As causas da coceira íntima são muitas, dentre as mais comuns: infecções, alergias, irritações e higiene inadequada¹. Entenda cada uma com mais detalhes:

Infecções

Como a região íntima é bastante úmida e abafada, é um ambiente propício para a proliferação de microrganismos. Algumas das infecções mais comuns são a vaginose, a candidíase e a tricomoníase¹.

Reações alérgicas e irritações

A região genital entra em contato com produtos como detergentes de roupa, alvejantes, amaciantes, fibras sintéticas, sabonetes, absorventes menstruais, corantes de tecido, papel higiênico, preservativos. Todos esses elementos podem causar reações alérgicas por terem química em sua composição¹.

Higiene inadequada

Apesar de conhecida pela maioria das pessoas, a higiene íntima ainda é menosprezada. A falta de cuidado com os hábitos de limpeza pode causar irritações na pele e agravar infecções³.

Para entender mais sobre os possíveis tratamentos, continue a leitura.

Qual é o tratamento para a coceira nas partes íntimas?

A coceira não deve ser vista como algo isolado; afinal, ela pode indicar problemas mais graves nas partes íntimas. Assim, a ajuda médica é crucial para o diagnóstico correto¹.

A aplicação de pomadas com neomicina proporciona alívio temporário, mas o creme não deve ser inserido, de maneira alguma, nas regiões genitais. No caso de coceira intensa, os médicos também indicam anti-histamínicos por via oral. Procure orientação profissional para seguir um tratamento específico¹.

Qual é a melhor pomada para infecção íntima?

A melhor pomada para infecção íntima é a que alivia os sintomas mais agudos. A coceira intensa é controlada por meio de loções especiais para a pele.

O Nebacetin é um é um medicamento que tem múltipla ação, indicado para o tratamento de infecções da pele, que pode contribuir para o tratamento da infecção íntima4. Lembre-se de aplicar na virilha e não inserir em nenhuma região genital.

O que é bom para parar a coceira nas partes íntimas?

Além do tratamento indicado pelo médico, alguns bons hábitos são:

  • trocar as peças íntimas com frequência,
  • manter a região genital limpa,
  • lavar a área com água morna,
  • usar sabonete hipoalergênico,
  • fazer um banho de assento,
  • interromper contato com alérgenos.

Qual é a pomada para coceira nas partes íntimas?

A pomada antibiótica para coceira é eficaz e proporciona alívio em sintomas causados por infecções bacterianas. Para o alívio imediato dos sintomas da ferida, Nebacetin é a escolha ideal! 

Para utilizar, lave a região afetada com água sabão, seque cuidadosamente o local e aplique uma fina camada da pomada de 2 a 5 vezes ao dia e proteja o machucado com uma gaze. Mantenha o tratamento por mais 2 a 3 dias, após os sintomas terem desaparecido4.

Os efeitos do Nebacetin começam logo após sua aplicação. Na maioria dos casos, pode-se observar a melhora da lesão cerca de dois ou três dias após o início do tratamento. Caso não seja observada uma melhora, informe seu médico 4.

Você pode garantir a pomada em farmácias e lojas on-line, afinal, a pomada antibiótica para coceira é uma solução confiável e acessível!

Nebacetin: Sulfato de neomicina, bacitracina zíncica. Indicações: tratamento de infecções bacterianas na pele e de mucosas, incluindo queimaduras infectadas, causadas por microorganismos sensíveis. Na prevenção de infecções de pele e mucosas decorrentes de ferimentos cortantes (inclusive cirúrgicos), abrasões, queimaduras pouco extensas, dentre outros. MS 1.7817.0904. SE PERSISTIREM OS